SECRETÁRIO ESTADUAL DO AMBIENTE FALOU SOBRE A QUESTÃO DA ÁGUA A EMPRESÁRIOS NA FIRJAN
Portinho admitiu que o processo de licenciamento ambiental ainda precisa melhorar e prometeu mais transparência e celeridade na liberação da licença.
Secretário de Ambiente, Carlos Portinho prometeu mais
transparência e rapidez no processo de licenciamento ambiental.
Fotos: Fabiano Veneza
Sobre a estiagem, o secretário alertou que, devido ao baixo nível dos reservatórios, as empresas da Bacia do Rio Guandu “vão precisar mudar seu ponto de captação de água”. A mudança será necessária para as indústrias localizadas na foz do rio, aquelas localizadas no distrito industrial de Santa Cruz.
Na abertura, o empresário Isaac Plachta fez um balanço da atuação do conselho, do qual é presidente. E lembrou as reuniões que o grupo promoveu para debater a questão da transposição do Rio Paraíba do Sul.
O tema esteve em pauta em mais de um encontro com convidados externos, com representantes do Inea, da Agevap (Agência da Bacia do Paraíba do Sul) e com Índio da Costa, então secretário estadual do Ambiente.
Apresentação do secretário marcou a última reunião do Conselho
de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Portinho afirmou que saneamento será uma das prioridades do próximo mandato do governador reeleito Luiz Fernando Pezão. Ele também lembrou que, no Noroeste Fluminense, já começaram as obras de construção de barragens e diques de contenção para conter as enchentes na região.
Fonte: Sistema FIRJAN