CTS AMBIENTAL É VICE-PRESIDENTE DE GRUPO MUNDIAL DA NORMA ISO 14.052
O CTS Ambiental foi convidado a desempenhar a função devido à representatividade da FIRJAN junto ao setor industrial. Segundo Paulo Roberto Furio, gerente do CTS, o convite é um reconhecimento à qualidade dos serviços prestados para aumentar a eficiência e a sustentabilidade de empresas. “No nosso trabalho, promovemos a inovação e contribuímos para que os investimentos na área ambiental sejam percebidos como um ativo das organizações”, explica.
A norma ISO 14.052 – Environmental management – Material flow cost accounting – Guidance for practical implementation in a supply chain, visa a orientar a identificação e o cálculo do verdadeiro custo de perdas de materiais e resíduos durante os processos industriais. “Esse cálculo é um importante instrumento para que o empresário saiba com clareza quais são os seus custos de produção. Não gerar resíduos, quando possível, ou minimizá-los, e aumentar a eficiência são fatores diretamente relacionados à produtividade e à competitividade”, enfatiza Furio.
O CTS Ambiental, como um ator relevante no tema de contabilidade ambiental, produção mais limpa e análise do ciclo de vida, vai realizar seminários com os associados do Sistema FIRJAN sobre a norma ISO 14.052, além de publicar artigos, com o objetivo de orientar e apoiar a indústria fluminense.
Fonte: Sistema FIRJAN