EMPRESÁRIOS DO SETOR DE LATICÍNIOS DISCUTEM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
De acordo com o gerente do CTS Alimentos e Bebidas, Antônio Tavares, processos inovadores diferenciados em lácteos concentrados e desidratados podem gerar novos produtos e insumos, garantindo a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite. “O soro do leite, por exemplo, é rico em proteínas e pode ser usado para a fabricação de diversos produtos, como o biscoito, doce de leite, iogurte e sorvetes entre outros”, explica Tavares, citando alguns produtos que são apostas em inovação como os livres de lactose, dietéticos, funcionais e orgânicos.
O evento contou com a palestra do professor da Universidade Federal de Viçosa, Antônio Fernandes de Carvalho, sobre inovação a partir do aproveitamento de coprodutos e proteínas lácteas, como o soro do leite. Também foram apresentados cases de sucesso: um sobre processo de melhoria na qualidade do leite no campo, desenvolvido pelo SENAI Rio Grande do Sul; e outro sobre desenvolvimento tecnológico, econômico e social do setor lácteo nacional, do SENAI Minas Gerais.
O assessor de Inovação do Sistema FIRJAN, Anderson Rossi, apresentou oportunidades de captação de recursos para projetos de inovação: “O Edital SENAI SESI de Inovação é uma das iniciativas que valorizam essa prática, promovendo o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Somente para esse edital, o volume total disponível para investimento é de R$ 40 milhões”.
DESENVOLVIMENTO DO SETOR
Para o empresário Nilton Lanna Filho, da Laticínio Grupiara, de Valença, é de grande importância para o setor um evento que trata de novas tecnologias, novos produtos e novas formas de conduzir a empresa. “Precisamos nos atualizar para buscar novos produtos, que chamem a atenção e atenda a necessidade do consumidor. É um desafio para o produtor porque é necessário mexer em toda a cadeia para se adequar às novas tendências”, enfatiza.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Rio de Janeiro (Sindlat-RJ), Luiz Carlos Cordeiro, a iniciativa estimula o desenvolvimento do setor: “A inovação é o caminho para conquistar novos mercados. Esse evento apresentou novas possibilidades para o empresário do setor de laticínios inovar”, observou Cordeiro.
Participaram do evento o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute; o superintendente substituto do Serviço de Vigilância Sanitária do Porto do Rio de Janeiro, Helder Tostes Coimbra; e o prefeito de Pinheiral, José Arimathéa. O workshop foi realizado em 19 de agosto.
Fonte: Carta da Indústria