INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS SE REÚNE PARA TRAÇAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
No encontro, os empresários elaboraram um panorama da indústria de alimentos e bebidas, identificando suas principais oportunidades e desafios, tanto no ambiente interno das empresas quanto na relação com agentes e fatores externos. Em outra etapa da dinâmica, foram construídos, a partir dessas informações, os direcionadores mais importantes para que o segmento se torne mais competitivo até 2025.
Iniciativa visa traçar uma visão de futuro para o setor, por meio de um plano estratégico de ação (Foto: Renata Mello)
Entre os treze temas priorizados estão tributação, associativismo, infraestrutura e logística, marketing e desenvolvimento de marca própria, qualificação de mão de obra e qualidade e certificação. Divididos em cinco grupos, eles elencaram planos de ação que deverão ser implantados para que sejam alcançadas melhorias em cada uma das temáticas.
“A partir dessa iniciativa sairão muitas das nossas políticas para o estado. Com uma linha de ação traçada, desenvolvemos melhor nossa relação com o governo para a defesa de interesses do setor. É importante ressaltar também que as peculiaridades de cada segmento serão mantidas em suas dimensões”, disse Ricardo Maia, diretor executivo de Relação com Associados da Federação.
Aplicado às indústrias de Alimentos e Bebidas e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Planejamento Estratégico 2016-2025 também contemplará os setores gráfico, moda, moveleiro e plástico. “Estamos ativando diversas indústrias para criar uma agenda contínua e uma visão de futuro, em conjunto com os empresários. Isso é fundamental para sua sustentabilidade”, disse Cristiane Alves, gerente geral de Desenvolvimento Setorial da FIRJAN. O evento aconteceu em 1º de setembro, na sede da Federação.
Fonte: Sistema FIRJAN