Notícias

CURSO INTELIGÊNCIA COMERCIAL PARA O MERCADO INTERNACIONAL

 

O curso, ministrado pelo especialista em negócios internacionais, Sergio Pereira*, irá identificar as áreas de maior destaque para as empresas e discute, de forma crítica, o futuro das regiões analisadas. Também apresenta métodos de seleção e análise de dados e informações que podem orientar a tomada de decisões de empresários e profissionais.

 

O investimento é de R$ 250,00 para os associados aos sindicatos, ao CIRJ e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN (Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estácio de Sá, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Metodista Bennett). Para demais participantes, o curso tem o valor de R$ 330,00.

 

As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário disponível neste link, que depois deverá ser enviado para o e-mail firjaninternacional@firjan.org.br. Mais informações através deste mesmo e-mail ou do telefone (21) 2563-4600.

 

Programação do curso:

 

1. Amplitude e aplicação das ações de Inteligência de Mercado Internacional

– Definição de Inteligência Comercial

– Aplicação em mercados globais

 

2. Inteligência competitiva e a importância para o desempenho das empresas

– Solidificação e expansão de negócios atuais

– Identificação de novos mercados

– Identificação de tendências

– Prevenção contra riscos

 

3. Dados, informação, conhecimento e decisão

– Transformando dados em informação e informação em conhecimento

– Orientação das tomadas de decisão

 

4. Quais dados são relevantes para o processo de inteligência?

– Onde localizá-los e como acessá-los

– Fontes Primárias

– Fontes Secundárias

 

5. Recursos para acessar os principais pilares da inteligência de comercial em escala global

– Tarifas, barreiras não tarifárias, ambiente regulatório

– Importadores, exportadores, distribuidores, representantes, trading companies

– Análise setorial, inadimplência, indicadores econômicos, preços praticados, volumes transacionados

 

6. Ferramentas usadas na Inteligência Comercial

 

*Sergio Pereira, internacionalista, especialista em negócios internacionais. Sócio fundador da Ankon, consultoria especializada em internacionalização. Atua há 24 anos na área. Liderou processos de internacionalização em empresas de diferentes portes e setores. Por quase dez anos foi Gerente de Mercado Internacional da Nitro Química (Votorantim Química à época).  Vivência internacional de 13 anos, ao longo dos quais negociou em cerca de 40 países. É professor do MBA da FIA-USP, palestrante e autor de artigos e coautor de livros dedicados ao tema.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.