ESPECIALISTAS APRESENTAM TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES PARA O SETOR DE ALIMENTAÇÃO
“O Núcleo de Bioprocessos e o IST Ambiental oferecem serviços e soluções que otimizam processos de empresas dos segmentos de alimentos. Também oferecem consultoria, pesquisas e análises laboratoriais”, destacou Anderson Rossi, gerente de Inovação e Desenvolvimento Empresarial da Federação.
O evento contou com painéis simultâneos, divididos em temas como tecnologia e inovação; tendências; mercado; e experiência (Foto: Vinícius Magalhães)
No evento, foi apresentado um panorama de rotulagens de alimentos e bebidas, com informações sobre legislação, a importância dos rótulos para o consumidor, entre outros serviços oferecidos pelo IST Ambiental.
“Com uma rotulagem correta, é possível alcançar novos nichos de mercado e margens maiores. É uma ferramenta de comunicação. Da mesma forma que a empresa pode estar comunicando mal algo que afeta a saúde do consumidor, pode também estar deixando de informar benefícios que o produto traz para ele”, explicou Rafael Barros, especialista de Serviços Tecnológicos da Federação.
Barros também palestrou sobre como agregar valor a produtos alimentícios tradicionais, apontando como é possível ter incremento financeiro com investimentos que não comprometem o orçamento da empresa. Ele falou ainda sobre legalização de micro e nano cervejarias, abordando aspectos legais, padrão de qualidade e os diferentes tipos de cerveja.
Núcleo de Bioprocessos e IST Ambiental oferecem serviços e soluções que otimizam processos (Foto: Vinícius Magalhães)
“Podemos apoiar as empresas informando sobre a documentação necessária, como entregá-la aos órgãos de registro, na elaboração dos leiautes de produção, na especificação de equipamentos, além de disponibilizar a planta piloto para desenvolvimento de novos produtos”, disse o especialista.
Tendências e identidade visual
O evento contou com painéis simultâneos, divididos em temas como tecnologia e inovação; tendências; mercado; e experiência. Foram discutidos os novos modelos de negócio, o visual das lojas para varejo de alimentos, design de serviços, gestão de estoques, entre outros assuntos.
“O objetivo foi o de oferecer um conjunto de capacitações para que os empresários consigam se desenvolver nessa área estratégica, que é a de alimentos e bebidas”, destacou Armando Clemente, diretor do Sebrae-RJ.
O evento Tendências e Experiências do Setor de Alimentação foi realizado pelo Sebrae-RJ e pelo Sistema FIRJAN, em 4 e 5 de julho, na sede da Federação.
Fonte: Sistema FIRJAN