Notícias

Leite no foco do novo governo do Rio

No último dia 28/03 foi realizada, na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), reunião para discutir o futuro da cadeia láctea no estado do Rio de Janeiro. O MilkPoint Mercado, por meio de seu sócio diretor, Valter Galan, esteve presente participando da discussão e fazendo a apresentação “Cadeia láctea brasileira e seus desafios no Rio de Janeiro”.

A apresentação contextualizou o mercado lácteo no mundo, apresentou as tendências mais recentes da cadeia láctea no Brasil, em relação à produção de leite, produtividade no campo, estrutura industrial e consumo de lácteos. Por fim, foram apresentados alguns resultados do Diagnóstico da Cadeia Láctea no Estado do Rio de Janeiro, trabalho realizado em 2017 pela equipe do MilkPoint Mercado, e os desafios do leite fluminense no sentido do crescimento da cadeia produtiva do estado.

Um ponto relevante que permeou a discussão foi o enorme potencial de desenvolvimento do leite no Rio de Janeiro em função de seu grande mercado consumidor. Como mostra o gráfico 1, o estado consome, anualmente, cerca de 3 bilhões de litros de leite equivalente, produzindo apenas cerca de 17% deste consumo. As “importações” de lácteos do Rio de Janeiro vindas de outros estados brasileiros resultam em quase 2,5 bilhões de litros anuais, mais do que a produção total de leite do nosso vizinho de Mercosul, o Uruguai!

Gráfico 1. Rio de Janeiro – Consumo, produção e volume de “importação” de outros estados. Fonte: MilkPoint Mercado, Diagnóstico da cadeia Láctea no estado do Rio de Janeiro.

Imagem: MilkPoint

Presente na reunião o sub-secretário da Agricultura do Estado, Ramon Neves, indicou a importância do leite no desenvolvimento do agronegócio do Rio, bem como no atingimento da meta estabelecida pelo governador do estado, de chegar a 10% do PIB fluminense vindo do agronegócio.

O presidente do Sindlat (Sindicato das Indústrias de Laticínios do estado do Rio de Janeiro), Antônio Carlos Celles Cordeiro destacou a importância do evento e da presença de diferentes secretarias de estado e entidades ligadas ao agronegócio, como Pesagro, Emater e Defesa Agropecuária. Para Antônio Carlos, a oportunidade é única para a construção de um planejamento estratégico efetivo, com metas agressivas, mas factíveis, que auxilie no objetivo macro do governo estadual e também no desenvolvimento da cadeia láctea no estado.

MilkPoint Mercado, juntamente com o Sindlat, Secretaria da Agricultura, Emater, Pesagro, Defesa Agropecuária e outras Secretarias Estaduais (como Desenvolvimento Econômico, das Cidades e da Fazenda), elaborará proposta para implementação do plano estratégico do leite para o estado do Rio de Janeiro.

Fonte: MilkPoint

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.