SENAI RIO INAUGURA NOVOS LABORATÓRIOS NA ÁREA AMBIENTAL E DOBRA SUA PRODUÇÃO
Os novos laboratórios, de Pesquisa e Desenvolvimento e de Cromatografias, e a modernização do laboratório de Análises Químicas e Físicas e daquele focado na Calibração Volumétrica, vão permitir a ampliação da gama de serviços oferecidos às indústrias. Nas novas unidades, serão desenvolvidos estudos para a melhoria da ecoeficiência, da qualidade do ar, da gestão de áreas contaminadas, dentre outras plataformas tecnológicas.
Segundo o gerente do Centro de Tecnologia SENAI Ambiental, Paulo Roberto Furio, os novos laboratórios vão permitir o aumento, de forma expressiva, da precisão das análises. “Nossos novos equipamentos têm a sensibilidade de analisar a parte por um trilhão. Isso é importante, por exemplo, nas análises de amostras da camada do pré-sal, que fazemos a partir de uma parceria com o centro de pesquisas da Petrobras”, ressalta.
Além da cadeia de Petróleo e Gás, o CTS atua na área de serviços e pesquisa e desenvolvimento para outros setores da indústria, como o Químico e Farmacêutico e o de Construção Civil, por exemplo. O objetivo é auxiliar as empresas a aperfeiçoar seus processos, usando os recursos naturais de maneira racional, reduzindo os custos e aumentando a competitividade.
Fonte: Sistema FIRJAN